Comissão apresenta Estratégia renovada para as regiões ultraperiféricas da UE

A Comissão Europeia adotou hoje uma estratégia renovada para as regiões mais remotas da UE, as chamadas regiões ultraperiféricas, com vista a tirar proveito das suas potencialidades através de investimentos e reformas adequados.

As regiões ultraperiféricas da UE — Guadalupe, Guiana Francesa, Martinica, Maiote, Reunião e São Martinho (França), Açores e Madeira (Portugal) e ilhas Canárias (Espanha) — são nove regiões situadas nos Oceanos Atlântico e Índico, na bacia das Caraíbas e na América do Sul.

A estratégia dá prioridade às pessoas e propõe medidas concretas para melhorar as condições de vida dos cinco milhões de habitantes dessas regiões: favorecer as transições ecológica e digital e tirar partido das suas vantagens únicas, de que são exemplo populações jovem, extensas zonas marítimas, biodiversidade única e potencial de investigação. A Comissão prestará igualmente apoios específicos com vista a reforçar o diálogo com as regiões ultraperiféricas.

Mais informações:

Comunicado de imprensa

Documento com perguntas e respostas

Conferência de imprensa da comissária Elisa Ferreira

Comunicação «Dar prioridades às pessoas, garantir o crescimento sustentável e inclusivo, realizar o potencial das regiões ultraperiféricas da UE»

Documento do trabalho dos serviços da Comissão - Outermost regions at a glance – assets, challenges and opportunities

Documento de trabalho dos serviços da Comissão - Synopsis report on the results of the Communication on the outermost regions' consultation activities

Perguntas e respostas sobre a estratégia renovada para as regiões ultraperiféricas

Página Web com mais informações sobre as regiões ultraperiféricas

Plataforma de dados abertos da política de coesão

Kohesio


Terça 03 de Mai de 2022 16:39