Apresentação/Quem Somos

Os Centros de Informação oficiais da União Europeia, os Centros Europe Direct estão vocacionados para informar o público sobre a União Europeia, os seus programas e políticas, entre muitos outros temas.

No caso do Europe Direct Açores, cuja missão é alargada às nove ilhas, os meios utilizados para chegar aos cidadãos são:

  • - Página de internet;
  • - Página de Facebook;
  • - Página no Linkedin;
  • - Canal no Youtube;
  • - Programa diário de rádio, transmitido à hora de almoço na RDP Açores/ Antena 1 Açores, intitulado “A Europa num minuto”;
  • - Edição quinzenal, ao sábado, da página Europe Direct Açores nos jornais “Açoriano Oriental”, “Diário Insular” e “Jornal do Pico”;
  • - Disponibilização e distribuição de folhetos;
  • - Realização de ações escolares;
  • - Promoção de eventos para o público em geral ou para públicos específicos;
  • - Criação de ferramentas educacionais, etc.

Missão e Financiamento

A missão dos Centros Europe Direct é promover uma melhor compreensão da Europa e dos seus mecanismos. Como tal, recebe e informa o público em geral, realiza pesquisas, eventos educativos e conferências anuais, em diversos temas como: instituições, a integração europeia, etc.

Cada centro de informação beneficia de uma subvenção de funcionamento, através da entidade de acolhimento (normalmente, autoridades locais, câmaras de comércio ou Organizações Não Governamentais) e que têm um vínculo contratual com a Comissão Europeia.

Esta disponibilização depende do cumprimento de certas obrigações contratuais por parte do Centro de Informação e pela sua estrutura de acolhimento.

Desde 2013, a estrutura de acolhimento do Centro de Informação Europe Direct dos Açores é a Associação para o Estudo do Ambiente Insular.

Rede Europe Direct

Esta rede é composta por cerca de 400 centros de informação, distribuídos pelos 27 Estados-Membros da UE.

Os Centros de Informação Europe Direct atuam como intermediários entre a UE e os seus cidadãos ao nível local.

A missão da rede é divulgar informações e conselhos sobre as políticas da União Europeia e incentivar ativamente o debate local e regional sobre a UE, de forma a permitir às instituições europeias divulgação local e regional e permitir que o público dê feedback às instituições da UE.

Para mais informações sobre a distribuição da rede na UE:
http://europa.eu/europedirect/meet_us/index_pt.htm

Equipa

Coordenador: Alfredo Borba
Técnica: Margarida Sodré -> geral@europedirect-acores.pt

Inquérito de avaliação

Caso nos tenha contactado ou tenha estado presente em alguma iniciativa promovida por nós, agradecemos a sua colaboração na resposta a este inquérito de avaliação de resposta breve.