Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade
O Prémio Capitais Europeias da Inclusão e da Diversidade reconhece, dá visibilidade e destaca o trabalho realizado por uma vila, cidade ou região que pode ser uma fonte de inspiração para outras cidades europeias na criação de ambientes mais diversificados, sem discriminação e inclusivos para os seus cidadãos. Reconhece as melhores práticas que promovem a diversidade (em termos de sexo, idade, deficiência, identidade LGBTIQ, religião ou crença e origem racial ou étnica) como fonte de riqueza e inovação, contribuir para políticas e sistemas inclusivos e fomentar um sentimento de pertença em todos os cidadãos.
O Prémio é um dos resultados do Plano de Ação da UE contra o Racismo e da Estratégia para a Igualdade de Tratamento das Pessoas LGBTIQ 2020-2025, e revela como as iniciativas a todos os níveis são essenciais para inverter a tendência e construir uma União da Igualdade.
Categorias: Órgãos de poder local com menos de 50 000 habitantes Órgãos de poder local com mais de 50 000 habitantes Em 2026, será atribuído um prémio específico aos órgãos de poder local pelo seu trabalho em prol de um «mercado de trabalho inclusivo para todos».
Haverá três vencedores por categoria (primeiro, segundo e terceiro lugares). A dimensão do órgão de poder local não é tida em conta para o prémio específico.
São aceites candidaturas em todas as línguas oficiais da UE.
Candidaturas abertas até às 10h00 dos Açores do dia 30 de janeiro de 2026.
Sítio Web oficial do prémio.

