A Presidência Europeia
A Presidência da Conselho da União Europeia, também chamada de Presidência da União Europeia, é atribuída a cada um dos 28 países da União Europeia, de acordo com um sistema de rotação, por um período predeterminado, de seis meses. A ordem de rotação é determinada por unanimidade pelo Conselho da UE, com base no princípio da alternância entre "grandes" e "pequenos" países-membros. As mudanças da presidência têm lugar no dia 1 de janeiro e 1 de julho de cada ano.
Mais informações sobre a
Presidência do Conselho da União Europeia.
Na sequência da entrada em vigor do Tratado de Lisboa, a presidência rotativa do Conselho da União Europeia é dobrada com uma presidência estável do Conselho Europeu, cujo presidente permanece em funções por dois anos e meio.
O Conselho da União Europeia reúne-se sobre temas específicos com os ministros dos Estados-Membros responsáveis por cadauma destas matérias, por exemplo: se a temática é Agricultura, reúnem-se todos os ministros da Agricultura, de cada um dos Estados-Membros.
A presidência do Conselho da UE é rotativa e decide a agenda política, preside as discussões entre os ministros. Uma excepção no entanto: as reuniões de ministros dos Negócios Estrangeiros são presididas pelo Alto Representante para a Política Externa e de Segurança.
Para ser mais eficiente, as presidências rotativas são agrupadas por três países, que definem as suas prioridades.