Comissão Europeia reforça segurança alimentar

A segurança alimentar não está em risco na UE, mas a invasão da Ucrânia pela Rússia e o aumento dos custos dos fatores de produção para os agricultores podem afetar os preços dos produtos alimentares. Nesse sentido, a Comissão Europeia apresentou uma série de ações para apoiar os agricultores da UE, ajudar a Ucrânia a alimentar os seus cidadãos e reforçar a segurança alimentar mundial.

Na UE, o apoio aos agricultores inclui um pacote de 500 milhões de euros e outras medidas excecionais para estabilizar os mercados agrícolas e os preços dos produtos alimentares.
Uma estratégia pretende garantir que o combustível, as sementes e os fertilizantes chegam às explorações agrícolas e as instalações de transporte e de armazenamento de alimentos são mantidas na Ucrânia.

A nível mundial, a ajuda humanitária às regiões mais afetadas pela insegurança alimentar será intensificada e a Comissão Europeia defende, inclusive nas instâncias internacionais, que se evite restrições à exportação e proibições de exportação de alimentos.

Comunicado de imprensa disponível aqui.

Quarta 23 de Março de 2022 16:18