Luta contra alterações climáticas: motor de crescimento e emprego

O relatório anual sobre a Evolução do emprego e da situação social na Europa de 2019 da Comissão Europeia mostra que a luta contra as alterações climáticas e a preservação do crescimento são indissociáveis.

Dedicado à sustentabilidade, o relatório indica que a transição para uma economia neutra em termos de carbono aumentará o número de postos de trabalho disponíveis e terá um impacto na estrutura do mercado de trabalho, nas distribuições de postos de trabalho e nas competências necessárias. Por conseguinte, os países devem preparar esta transição, para garantir que as pessoas em profissões, setores e regiões ainda ligados a modelos com elevado teor de carbono não são deixadas para trás.

De acordo com esta revisão, para prosseguir o crescimento económico, a UE terá de investir nas competências das pessoas e na inovação. As empresas da UE com melhor desempenho são as que mais investem na formação dos trabalhadores e em condições de trabalho de elevada qualidade. Com efeito, os investimentos em competências, qualificações e formação formal de adultos apoiam a empregabilidade dos trabalhadores, o crescimento dos salários e a competitividade das empresas.

Mais informações disponíveis no comunicado de imprensa da Comissão.

Sexta 05 de Julho de 2019 16:34