A dimensão atlântica e a UE no mundo em debate em Ponta Delgada
No âmbito da Conferência sobre o Futuro da Europa, tem lugar, sexta-feira, 19 de novembro, às 17h00, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, o evento “O contributo da dimensão atlântica para a segurança internacional no contexto do papel da UE no mundo”.
A Representante da Comissão Europeia em Portugal, Sofia Moreira de Sousa, marca presença no evento, cujo programa se encontra aqui, no qual serão oradores: a Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Ana Paula Zacarias, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro do Nascimento Cabral, o Subsecretário Regional da Presidência, Pedro de Faria e Castro, o Deputado ao Parlamento Europeu José Manuel Fernandes, e a Deputada à Assembleia da República Isabel Oneto.
Realiza-se em formato presencial, limitado à lotação máxima do auditório, e as inscrições devem ser efetuadas via o e-mail srp@azores.gov.pt. Pode ser também acompanhado nas redes sociais da Comissão Europeia em Portugal, do Governo Regional dos Açores e do MNE.
Este evento é coorganizado pela Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus e pelo Governo Regional dos Açores e está integrado no ciclo de debates nacionais da Conferência sobre o Futuro da Europa. Lançado a 28 de julho, este ciclo inclui eventos em vários pontos do país ao longo das próximas semanas e meses envolvendo um conjunto de entidades:
· Gabinete da Secretária de Estado dos Assuntos Europeus
· Assembleia da República
· Conselho Económico e Social
· Parlamento Europeu em Portugal
· Representação da Comissão Europeia em Portugal
· Associação Nacional de Municípios Portugueses
· Conselho Nacional de Juventude
A Conferência sobre o Futuro da Europa é um exercício centrado nos cidadãos, com uma dinâmica que parte da base para o topo, afirmando-se como um diálogo aberto, inclusivo e transparente que visa contribuir para um melhor conhecimento das preocupações e anseios da sociedade civil. Esta iniciativa pretende dar prioridade à participação dos cidadãos, com especial destaque aos jovens, e refletir a diversidade europeia, em termos de origem geográfica, género, idade, contexto socioeconómico e/ou nível de educação dos cidadãos. Pretende ainda levar a Europa para lá das suas capitais, chegando a todos os cantos da UE e reforçar a ligação entre os europeus e as instituições.