Comissão Europeia propõe suspensão das concessões comerciais com Israel

Na sequência do anúncio da presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o estado da União, a Comissão Europeia apresentou ao Conselho a sua proposta de suspensão de determinadas disposições em matéria comercial do Acordo de Associação entre a UE, bem como as suas propostas de sanções contra o Hamas, ministros extremistas e colonos violentos.

A Comissão vai também suspender o seu apoio bilateral a Israel, com exceção do apoio à sociedade civil e ao Yad Vashem, o centro mundial de documentação, investigação e educação sobre o Holocausto. Mais concretamente, esta suspensão afeta as futuras dotações anuais entre 2025 e 2027, bem como projetos de cooperação institucional em curso com Israel e projetos financiados ao abrigo do mecanismo de cooperação regional UE-Israel.

Mais concretamente, a violação referida refere-se à rápida deterioração da situação humanitária em Gaza na sequência da intervenção militar de Israel, ao bloqueio da ajuda humanitária, à intensificação das operações militares e à decisão das autoridades israelitas de fazer avançar o plano de colonatos na chamada zona E1 da Cisjordânia, o que compromete ainda mais a solução assente na coexistência de dois Estados.


Sexta 19 de Setembro de 2025 11:02