Projeto Ecofibras

O projeto Ecofibras (Valorização ecosustentável de espécies vegetais invasoras da Macaronésia para a obtenção de fibras industriais, MAC/4.6D/040), financiado pelo programa de cooperação territorial MAC 2014-2020, primeira chamada, através de fundos FEDER, começou oficialmente a 1 de janeiro de 2017. Este projeto entronca no eixo 4 da cooperação transnacional, dedicada a preservar e proteger o meio ambiente e a promover a eficiência dos recursos naturais, em especial para a proteção e restauração da biodiversidade. A primeira reunião presencial, entre todos os parceiros do projeto, teve lugar no dia 27 de fevereiro, no Parque da Ciência - Tecnologia ULPGC (Tafira Campus), Las Palmas, Gran Canária.
O projeto baseia-se na exploração de fibras naturais de espécies vegetais invasoras da Macaronésia, tais como L. A. donax (cana, cana-do-reino ou cana-vieira), Pennisetum setaceum (conhecido como rabo de gato), Agave Americana (pita) e Ricinus communis (rícino ou mamona), todos propagados sem controle nos três arquipélagos envolvidos no projeto (Canárias, Açores e Madeira), e que figuram na TOP100 das espécies invasoras mais perigosas da União Internacional para a Conservação da Natureza. A proposta também aborda a caracterização dos fluxos de resíduos da biomassa, gerados como resultado do processo de extração das fibras.

No final do projeto, produzir-se-á uma série de protótipos em material composto (polímero + fibra natural), por forma a que disponha de provas reais que, demonstrem as propriedades destes materiais, e que sirvam como ferramenta de divulgação do projeto.
Este projeto envolve a Universidade de Las Palmas, que atua como chefe de fila, a Universidade da Madeira (Centro de Química da Madeira), o Cabildo de Gran Canaria (através do Jardim Botânico Canário Viera e Clavijo), a Universidade dos Açores, o Instituto de Investigação e Tecnologias Agrárias e do Ambiente e a Fundação Gaspar Frutuoso. 

Quarta 06 de Dezembro de 2017 10:12