Guimarães e Águeda vencem prémios Capital e Folha Verde da Europa 2026
A Comissão Europeia anunciou as cidades vencedoras dos prémios Cidades Verdes da Europa 2026. Guimarães foi premiada com o prémio Capital Verde Europeia de 2026, tendo o prémio Folha Verde Europeia de 2026 para cidades de menor dimensão sido atribuído a Águeda e Vaasa (Finlândia).
Guimarães receberá um prémio pecuniário de 600 000 EUR. O prémio contribuirá para as ações da cidade destinadas a melhorar a sua sustentabilidade ambiental. Águeda e Vaasa receberão cada uma um prémio pecuniário de 200 000 EUR.
No total, 21 cidades concorreram à presente edição dos prémios Capital Verde Europeia e Folha Verde Europeia. Um júri internacional independente constituído por sete especialistas em sustentabilidade urbana avaliou as candidaturas e pré-selecionou sete cidades finalistas. As finalistas foram questionadas por um júri internacional composto por representantes da Comissão Europeia, do Comité das Regiões Europeu, da Agência Europeia do Ambiente, do Secretariado do Pacto de Autarcas da UE para o Clima e Energia e da rede Eurocidades.
Mais informações aqui.