Iniciativa para reforçar e promover o diálogo social

Com o objetivo de reforçar e promover o diálogo social, com ações a nível nacional e da UE, a Comissão Europeia apresentou uma iniciativa que reitera o empenho da instituição nesta via, enquanto pedra angular da economia social de mercado da UE e da sua competitividade.

A iniciativa permite que o diálogo social se adapte à evolução do mundo do trabalho e às novas tendências deste mercado, no contexto da transição para uma economia digital e com impacto neutro no clima e da emergência de novas formas de emprego.

As negociações entre as organizações representativas dos empregadores e dos trabalhadores (parceiros sociais), através do diálogo social e da negociação coletiva, contribuem para melhorar as condições de vida e de trabalho, como a remuneração, o horário, as licenças anuais, a licença parental, a formação e as medidas de saúde e segurança. Têm também um papel crucial a desempenhar na adaptação à evolução das circunstâncias económicas e sociais, bem como na obtenção dos ganhos de produtividade necessários para reforçar a competitividade das empresas europeias. Tudo isto contribui para garantir a justiça social e a democracia no trabalho e para reforçar a prosperidade e a resiliência da Europa.

Comunicado de imprensa disponível na íntegra aqui.

Quarta 25 de Janeiro de 2023 16:07