Novo Bauhaus Europeu: Horta entre 20 municípios apoiados em projetos pioneiros

A Comissão Europeia anunciou os 20 vencedores do primeiro convite à apresentação de propostas do Novo Bauhaus Europeu dedicado a projetos transformadores de base local liderados por municípios de pequena e média dimensão. A Câmara Municipal da Horta, com um projeto de renovação de um edifício histórico e a criação de um polo cultural integrador, e a Câmara Municipal da Pampilhosa da Serra, na região Centro, com um projeto centrado em aldeias fronteiriças da Eurorregião EUROACE (Alentejo-Centro-Extremadura), estão entre os municípios contemplados.

Os projetos incorporam os valores do Novo Bauhaus Europeu — sustentabilidade, estética e inclusão — num dos quatro domínios de ação: renovação de edifícios e espaços públicos; preservação e transformação do património cultural; adaptação e transformação de edifícios para soluções de habitação a preços acessíveis; ou regeneração de espaços urbanos ou rurais.

Os vencedores provêm de 15 Estados-Membros: Bulgária, Dinamarca, Croácia, Chipre, Grécia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Letónia, Portugal, Roménia, Eslovénia, Espanha e Suécia. Os vencedores serão ajudados por um grupo de peritos interdisciplinares com os conhecimentos especializados necessários para tornar realidade as ideias subjacentes aos seus projetos. Os conhecimentos e os ensinamentos retirados durante este processo contribuirão para uma «caixa de ferramentas» destinada a outros municípios, bem como ao público em geral interessado no desenvolvimento de novos projetos ou na reprodução de projetos NEB já existentes.

Foram apresentadas 87 propostas de 18 Estados-Membros diferentes para este convite à apresentação de propostas «Apoio a iniciativas locais do Novo Bauhaus Europeu». A Comissão selecionou 20 vencedores entre as propostas mais bem classificadas, procurando uma distribuição equitativa dos territórios em termos de equilíbrio geográfico, dimensão do município e características socioeconómicas.

Sexta 15 de Julho de 2022 14:51