Aliança para a economia circular do plástico

Mais de 100 parceiros públicos e privados assinaram a Declaração da Aliança para a Economia Circular do Plástico, comprometendo-se a utilizar, até 2025, 10 milhões de toneladas de plástico reciclado no fabrico de novos produtos.
A declaração, assinada por pequenas e médias empresas, grandes empresas, associações empresariais, entidades de normalização, organismos de investigação e autoridades locais e nacionais, apela a medidas para acabar com a deposição de resíduos de plástico na natureza e em aterros.
Para atingir o objetivo apresentado, são apontadas nesta declaração ações concretas, designadamente: melhorar a conceção dos produtos de plástico, para os tornar mais recicláveis e neles integrar mais plástico reciclado; identificar potencialidades inexploradas de recolha, triagem e reciclagem de resíduos de plástico em toda a União, bem como lacunas ao nível do investimento; definir uma agenda de investigação e desenvolvimento para o plástico numa economia circular; estabelecer um sistema de monitorização transparente e fiável para seguir todos os fluxos de resíduos de plástico na UE.
É possível consultar aqui esta declaração, que continuará aberta à adesão de mais signatários, em especial de autoridades públicas de toda a Europa. As associações profissionais e as empresas de uma forma geral são também convidadas a assumir compromissos voluntários para a utilização ou a produção de mais plástico reciclado.

Para mais informações consulte o comunicado de imprensa da Comissão Europeia.

Sexta 20 de Setembro de 2019 14:56