Novo Bauhaus Europeu: prémios de 2022
Os prémios serão atribuídos a projetos e ideias que contribuam para a criação de espaços que aliem simultaneamente beleza, sustentabilidade e inclusão, em quatro categorias:
- Restabelecer a ligação com a natureza;
- Recuperar um sentimento de pertença;
- Dar prioridade aos lugares e às pessoas mais necessitadas;
- Promover uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial.
As categorias refletem os quatro eixos temáticos da transformação previstos pelo Novo Bauhaus Europeu. Os eixos temáticos foram identificados durante a fase de conceção conjunta da iniciativa, com a participação de milhares de pessoas e organizações que contribuíram com os seus pontos de vista e experiências. As contribuições serão apreciadas tendo em conta três valores fundamentais da iniciativa: sustentabilidade, estética e inclusão. Os interessados de todos os Estados-Membros e do resto do mundo são incentivados a candidatarem-se, desde que os seus projetos/ideias estejam situados na União Europeia.
Em cada uma das categorias, existem duas vertentes paralelas em competição:
- os prémios «Novo Bauhaus Europeu» para os casos de exemplos que tenham sido concluídos nos últimos dois anos, e
- os prémios «Estrela Ascendente do Novo Bauhaus Europeu» para conceitos ou ideias apresentados por jovens talentos com menos de 30 anos.
Além dos 16 prémios atribuídos pelo júri (um vencedor e segundo classificado por cada categoria e vertente), de entre as melhores candidaturas serão selecionados, por votação pública, dois outros prémios. No total, os premiados serão 18. Cada um receberá um prémio em dinheiro no montante máximo de 30 000 euros, bem como um pacote de comunicação que os ajudará a desenvolver e promover futuramente as suas iniciativas.
As candidaturas estão abertas até 7 de março (novo prazo alargado), às 17h00 (hora dos Açores).
Mais informações no sítio web dos prémios.