Apoio a Ações de Informação sobre a política de coesão da UE
A Comissão Europeia lançou o 5.º convite à apresentação de propostas para Apoio a Ações de Informação relacionadas com a Política de Coesão da UE, aberto até 11 de janeiro de 2022.
O principal objetivo é prestar apoio à produção e divulgação de informação e conteúdos relacionados com a política de coesão da UE, incluindo o Fundo para uma Transição Justa e o Plano de Recuperação para a Europa, sem deixar de respeitar a total independência editorial dos envolvidos.
O conteúdo exato das medidas de informação propostas dependerá da escolha editorial dos candidatos. A independência editorial será garantida por uma carta de independência que fará parte do acordo assinado entre a Comissão Europeia e os beneficiários de subvenções.
Os objetivos específicos do presente convite à apresentação de candidaturas são:
- Promover e incentivar uma melhor compreensão do papel da política de coesão no apoio a todas as regiões da UE;
- Aumentar a sensibilização para os projetos financiados pela UE, através da política de coesão em particular, e para o seu impacto na vida das pessoas;
- Divulgar informações e incentivar a criação de um diálogo aberto sobre a política de coesão, os seus resultados, a sua função para alcançar as prioridades políticas da UE e o seu futuro;
- Incentivar a participação cívica nos assuntos relacionados com a política de coesão e promover a participação dos cidadãos a fim de definir as prioridades para o futuro desta política.
As candidaturas devem ilustrar e avaliar o papel da política de coesão na concretização das prioridades políticas da Comissão Europeia e na resposta a desafios atuais e futuros que se colocam à UE, aos Estados-Membros, às suas regiões e a nível local.
Os resultados e realizações esperados com este apoio passam por aumentar a cobertura mediática da política de coesão, em especial a nível regional, aumentar a consciencialização para esses resultados e o seu impacto nas vidas das pessoas, alcançar resultados e realizações concretos que visem uma ampla sensibilização durante a implementação da medida – por exemplo, transmissão televisiva e radiofónica, cobertura em linha ou na imprensa, outro tipo de ações de informação e divulgação.
Mais informações AQUI.