Convites à apresentação de propostas: ações Marie Skłodowska-Curie

Em 2021, as MSCA disponibilizarão cerca de 822 milhões de euros, abrangendo as seguintes cinco principais ações do programa de trabalho:

  • Redes de doutoramento MSCA – implementar programas de doutoramento para formação de doutorandos no meio académico e noutros setores, incluindo o empresarial e o industrial. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 402,95 milhões de euros, é lançado hoje e termina em 16 de novembro de 2021.
  • Bolsas de pós-doutoramento MSCA – reforçar o potencial criativo e de inovação dos investigadores titulares de doutoramento que desejem adquirir novas competências através de formação avançada, mobilidade internacional, interdisciplinar e intersetorial. O financiamento será disponibilizado aos investigadores que se manifestem disponíveis para desenvolver projetos de investigação e inovação pioneiros na Europa e em todo o mundo, incluindo fora do setor académico. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 242 milhões de euros, é lançado hoje e termina em 12 de outubro de 2021.
  • Intercâmbios de pessoal MSCA – desenvolver uma colaboração internacional, intersetorial e interdisciplinar sustentável no domínio da investigação e da inovação através do intercâmbio de pessoal. O sistema ajuda a transformar ideias em produtos, serviços ou processos inovadores. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 72,5 milhões de euros, será lançado em 7 de outubro de 2021 e termina em 9 de março de 2022.
  • Ações «COFUND» MSCA – cofinanciar programas de doutoramento novos ou existentes e sistemas de bolsas de pós-doutoramento nos Estados-Membros da UE ou nos países associados ao programa Horizonte Europa, com o objetivo de divulgar as melhores práticas das MSCA. Isto inclui a formação de investigação a nível internacional, intersetorial e interdisciplinar, bem como a mobilidade internacional e intersetorial dos investigadores em todas as fases das suas carreiras. O convite à apresentação de propostas de 2021, com um orçamento de 89 milhões de euros, será lançado em 12 de outubro de 2021 e termina em 10 de fevereiro de 2022.
  • MSCA e Cidadãos – levar a investigação para junto dos estudantes, das famílias e do público em geral, sobretudo através da Noite Europeia dos Investigadores. Esta ação destina-se a sensibilizar para o impacto do trabalho dos investigadores na vida, na sociedade e na economia das pessoas e fomenta o reconhecimento público da ciência e da investigação. Visa igualmente aumentar o interesse dos jovens pela investigação e pelas carreiras científicas. O convite à apresentação de propostas de 2022, com um orçamento de 15,5 milhões de euros, abrange as edições de 2022 e 2023 da Noite Europeia dos Investigadores e será lançado em 22 de junho, com o prazo final de 7 de outubro de 2021.

Comunicado de imprensa disponível na íntegra aqui.

Terça 22 de Junho de 2021 14:57