Apoio para combate aos incêndios que assolam a Grécia, Suécia e Letónia

O Centro de Coordenação de Resposta de Emergência da Comissão está a funcionar sem interrupções e em contacto permanente com as autoridades gregas, suecas e letãs, que solicitaram o apoio da UE na sequência dos incêndios florestais sem precedentes que estão a assolar a Europa.
Na sequência dos incêndios devastadores ocorridos na Grécia, o Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker, expressou as suas sinceras condolências às famílias e aos amigos das vítimas, tendo reiterado por carta que tudo será feito para apoiar a Grécia durante estes tempos difíceis.

Relativamente à Suécia, o apoio da UE continua com aviões, bombeiros e veículos, já em operação nas áreas afetadas.

No que diz respeito à Letónia, o sistema de satélite Copernicus da UE foi ativado para ajudar as autoridades nacionais a fazer uma cartografia de emergência das zonas de risco. A Comissão mantém-se em contacto com os Estados-Membros que participam no Mecanismo de Proteção Civil da UE para fornecer qualquer ajuda suplementar possível.

A Comissão propôs reforçar a resposta da proteção civil da UE através do rescEU para que quando várias catástrofes assolam os Estados-Membros, estes estejam melhor preparados para lhes dar resposta. A proposta «rescEU» é um elemento central da agenda do Presidente Juncker para uma Europa que protege. 

Terça 24 de Julho de 2018 14:00